Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
10 semanas de gravidez

10 semanas de gravidez

(0 comentário)

Você já está na décima semana de gestação. Ainda faltam 29 semanas para você conhecer seu filho. Continue a ler para saber o que se passa nessa semana. 

terça-feira, Fevereiro 5th, 2019

Desenvolvimento do feto 
Você já atingiu dez semanas de gravidez! O feto começa a se parecer com um pequeno ser humano. Já tem, finalmente, a própria fisionomia, com tudo em seu lugar. A cabeça continua muito grande, muito mais que o restante do corpo, mas ele consegue girá-la. O corpo já começou a formar os músculos, e seu filho já move os braços e as pernas, ainda que de forma inconsciente. No abdômen, o fígado, superdimensionado, começa a produzir glóbulos vermelhos. O cérebro continua a formar células nervosas, que se multiplicam de forma exponencial, para estabelecer os diversos circuitos neuronais. É assombroso: oscilarão entre 12 e 14.000.000.000 na 18ª semana de gestação! Tal número diminuirá (ou se supõe que isso aconteça) quando o cérebro alcançar a plena maturidade, ou seja, por volta dos 18 anos de idade. 

Mudanças no corpo 
Há meia hora você pulava de alegria por estar grávida, e agora ficou preocupada? Sim, as mudanças de humor que ocorrem no primeiro trimestre podem ser bastante impressionantes. Se você passa por muitas mudanças de humor ou não se sente bem, temos boas notícias: tudo isso está prestes a acabar. No segundo trimestre, que logo vai começar, o nível hormonal voltará a estabilizar-se: você já atingiu a décima semana de gravidez. É nessa etapa que a maioria das futuras mães experimenta a maior sensação de bem-estar. 

O que comer e o que não comer 
Nessa semana chamamos a atenção para as clássicas proteínas benéficas. Você consome o suficiente por dia? As proteínas são essenciais para você e para o crescimento da criança. Elas ajudam a transportar os nutrientes para o corpo e a formar ossos saudáveis, além de contribuir para o desenvolvimento sadio, assim como para a manutenção dos tecidos. As proteínas estão presentes nos alimentos de origem animal e vegetal. As que têm origem animal são ricas em todos os aminoácidos que o corpo não é capaz de produzir e, como tal, são essenciais à dieta. Nenhum alimento individual de origem vegetal, exceto a soja, contém todos os aminoácidos essenciais. As dietas vegetarianas podem proporcionar proteínas vegetais graças à soja, às verduras e às frutas secas, assim como graças às proteínas lácteas e aos ovos (se estes forem incluídos na dieta). Não deixe de informar seu médico caso seja vegetariana ou vegana. 

Conselhos às gestantes 
As mulheres grávidas que têm mais de 35 anos de idade talvez perguntem se necessitam de cuidados especiais. A resposta é não. Mas as grávidas maiores de 35 anos que têm risco ligeiramente mais alto de problemas cromossômicos relativos ao feto devem passar por um diagnóstico pré-natal. Os exames pré-natais têm como objetivo controlar a saúde do embrião e podem consistir numa amniocentese. A decisão de fazer esse exame é complicada e cabe apenas à mãe. É frequentemente útil, contudo, discutir a questão com outras pessoas e trocar experiências. Isso, além de uma conversa com o obstetra, poderá ajudá-la a sentir-se tranquila em relação à decisão que vier a tomar. 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
Avaliações

0 comentário

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.