Artigo
Add this post to favorites

20 semanas de gravidez

Nessa semana ocorrem tantas coisas em seu corpo que, depois de ler tudo o que preparamos para você, talvez queira tirar um cochilo!

3mins para ler Fev 5, 2019

Desenvolvimento do feto na 20ª semana de gravidez

O feto cresce de modo cada vez mais rápido e o desenvolvimento do cérebro, especialmente nesta fase, está bastante acelerado. O corpinho cresceu muito e por isso a cabeça já não parece tão grande. Se for uma menina os ovários já estão equipados com número suficiente de células primitivas para produzir 6 milhões de óvulos. A partir dessa etapa de desenvolvimento, contudo, esse número passa a reduzir-se, até corresponder a cerca de 1 milhão, no momento do nascimento. O pâncreas começa a produzir insulina, hormônio que regulará os níveis sanguíneos de açúcar durante toda a vida. E permitirá ao corpo usar o açúcar e a gordura no crescimento, que se acelera agora, e armazená-los por via subcutânea para o momento do nascimento. Tudo muito engenhoso, não acha?

Mudanças no corpo na 20ª semana de gravidez

Você já sentiu os movimentos do feto? É um momento maravilhoso! Para desfrutá-lo ao máximo, deite-se ou sente-se e relaxe. Desse modo, poderá sentir mais claramente a sacudidela. Quando você se mexe está, na verdade, embalando seu futuro bebê para que ele durma e continue a dormir até 20 horas por dia. A maioria dos fetos entra na fase mais ativa entre as 8 e as 11 horas da noite. É necessário ter um pouco de paciência para detectar corretamente os movimentos. No início é provável que você não sinta nada, a não ser um tremor ou uma sacudidela suave. Os pequenos pontapés só se tornam evidentes a partir da 25ª semana, e faltam ainda várias semanas para que as outras pessoas também possam sentir esse grande momento.

O que comer e o que não comer na 20ª semana de gravidez

O mais provável é que já tenham lhe falado sobre a importância do flúor para os dentes, tanto os seus quanto os da criança. Alguns estudos constataram redução de 35% das cáries em crianças de 6 anos de idade cujas mães beberam água fluorada durante a gravidez. Alguns países já optaram pela adição de flúor à água potável para prevenir as cáries. Assim, a ingestão de flúor durante a gravidez pode proteger os dentes da criança (os dentes permanentes começam a se mineralizar praticamente depois do nascimento). O flúor pode ser encontrado na água mineral e em alguns alimentos, como peixes, vegetais verdes e determinadas frutas, como maçãs.

Conselhos às grávidas na 20ª semana de gravidez

Caso você tenha um gato, sabia que ele pode transmitir uma doença potencialmente perigosa (toxoplasmose) ao feto? Ainda que não seja necessário enviar o animal de estimação para longe até o bebê nascer, é recomendável tomar determinadas precauções, sobretudo se o gatinho for jovem. Eles podem transmitir a toxoplasmose através das fezes. Trata-se de uma doença muito perigosa para o feto, até mesmo mortal. Um conselho às grávidas para evitar o risco: não cuidem da manutenção da caixa de areia do gato e lavem habitualmente as mãos depois de tocar nele.

Search icon

Ainda não encontrou o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.

Faça Parte do

MVP Logo

Tenha acesso aos benefícios!

  • Descontos

    Descontos

    Descontos exclusivos para você e seu bebê! Confira nossos parceiros! Descontos não aplicáveis para Fórmulas Infantis 0-12 meses

  • Conteúdos

    Conteúdos e Ferramentas

    Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

  • Informação

    Teste Grátis Kinedu

    Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

  • Especialistas

    Especialistas

    Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!