Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
5 semanas de gravidez

5 semanas de gravidez

(0 comentário)

Ainda que o tamanho do embrião não ultrapasse o de uma ervilha, o crescimento se dá a passos gigantescos. Relativamente! Saiba mais sobre a quinta semana de gravidez.

terça-feira, Fevereiro 5th, 2019

Desenvolvimento do feto 
Embora não seja visível a olho nu, o desenvolvimento do feto nesse período é rápido, com a formação dos dois hemisférios cerebrais, ou seja, do que será o cérebro. Os “órgãos sensoriais” também começam a surgir, com o contorno dos olhos e das orelhas e o esboço do que serão o nariz e a boca – e do rostinho. O sistema pulmonar e o digestivo, surpreendentemente, também estão em formação, pouco a pouco. O coração já se desenvolveu o suficiente e tornou-se mais proeminente. Se já for o momento de fazer uma ultrassonografia, você verá claramente o coração bater! No útero, o pequeno ser começa já a formar-se; lentamente, mas com segurança. 

Mudanças no corpo 
Agora, na quinta semana de gravidez, talvez você comece a observar mudanças em seu corpo. São muitas as mulheres que sentem alterações mesmo nessa fase tão precoce. Pode ser que você esteja mais tensa ou irritadiça que o normal. Isso se deve às alterações hormonais pelas quais está passando, que, além de afetar seu estado mental, podem também causar determinadas mudanças físicas. Os seios ficam inchados, e algumas mulheres sentem certa pressão ou mesmo um pouco de dor na região pélvica, causada pelo aumento da irrigação sanguínea. Tudo isso é normal e faz parte do processo. 

O que comer e o que não comer 
É bem provável que você já tenha sentido náuseas. Sim, os enjoos chamados matinais não se limitam às manhãs. As náuseas, infelizmente, são também um passo necessário até que o corpo se acostume a todas as mudanças que ocorrem dentro dele. Mas há várias medidas que você pode tomar. A primeira é evitar o jejum, pois um bom café da manhã pode proporcionar a você a ingestão dos carboidratos necessários para iniciar o dia em boa forma, além de ajudar no alívio das náuseas. Você pode também tentar distribuir as refeições: prepare um pequeno lanche no meio da manhã e outro à tarde, além das três refeições principais. Não se preocupe se, no início da gravidez, você perder peso por causa dos vômitos: isso é temporário. Uma última sugestão que deve levar em conta é a ingestão de quantidades suficientes de água para manter-se hidratada. 


Conselhos às gestantes 
Como você pode ter certeza de que está grávida? Um dos primeiros sintomas clássicos de gravidez é a falha da menstruação. Na quinta semana, um teste de gravidez poderá indicar de forma confiável se você está de fato grávida. Mas, para ficar totalmente segura disso, será preciso consultar um médico – e quanto antes melhor! Não apenas porque assim terá certeza como também porque poderá reduzir o risco de complicações. Nesse momento de sua gravidez, a consulta ao médico é necessária para, por exemplo, determinar se o óvulo está corretamente implantado na parede do útero e para calcular a data prevista do parto, o que é muito importante no planejamento do futuro! 
 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
Avaliações

0 comentário

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.