Desenvolvimento do feto
Na sétima semana de gravidez, seu filho já tem os primeiros músculos no lugar e começa a mexer-se, ainda que involuntariamente. As pernas e os braços estão crescendo, os cotovelos se formando e os dedos começam a aparecer de fato. O aparelho visual também está em crescimento. O nervo óptico praticamente já funciona e começa a reagir às mudanças de luz, até mesmo às mais leves. Quantas mudanças ocorrem nessa semana!
Mudanças no corpo
O desejo de comer picles é mais que um simples clichê da gravidez. Coisas que você adorava antes de ficar grávida podem, agora, causar-lhe repulsa. Talvez até seu perfume favorito lhe pareça horrível. Seus hábitos poderão modificar-se devido à alteração dos níveis hormonais que afetam os sentidos do olfato e do paladar, uma das mudanças vividas pelo seu corpo nessa fase. Com isso, os picles podem ser um de seus novos desejos. É possível, infelizmente, que tudo isso também tenha efeito contrário ao desejo. São muitas as futuras mães que sofrem demais com as náuseas, sobretudo no início da manhã.
O que comer e o que não comer
Esse pode ser o momento ideal para adicionar um bom lanche a suas refeições diárias. Sob a influência dos hormônios naturais, seu corpo já “faz planos” para o futuro. Ele precisa armazenar tecido adiposo e começar a preparar-se para os meses finais da gestação e, depois disso, para amamentar. Sua alimentação precisa abranger a quantidade necessária de calorias para atender às necessidades energéticas dessa fase.
Conselhos às gestantes
Você se sentiu mal no meio da tarde? O assim chamado mal-estar “matutino” pode surgir a qualquer hora do dia. A sensação de náusea pode ser provocada pela falta de açúcar no sangue. Assim que o desconforto passar, tente comer alguns dos alimentos que já sugerimos. Se você tem propensão a vomitar, beba suco de maçã ou de uva para repor a perda de líquidos ou chupe um pouco de gelo picado. O gengibre é uma boa opção para aliviar as náuseas (alguns biscoitos contêm gengibre, e pode-se também usá-lo em infusão). Se você costuma comprar preparados de gengibre em casas de produtos naturais ou farmácias, certifique-se de que sejam adequados para gestantes. Fale também com seu médico, que poderá sugerir outras opções.
0 comentário