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Como ajudar a criança a adquirir bons hábitos?

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Todos sabemos que devemos comer cinco porções de fruta e vegetais por dia. Isso também se aplica ao meu filho?

Quarta-feira, Julho 13th, 2016

Eu gostaria de saber como proporcionar bons hábitos alimentares ao meu filho.

Bons hábitos alimentares:

"Tome a sopa para crescer e ficar forte", "Coma todos os legumes para ficar em forma e ser saudável”. Quem é que não ouviu essas mensagens várias vezes, para nos encorajar a adotar bons hábitos alimentares? Nos próximos meses você pode se surpreender dizendo precisamente o mesmo para seu bebê quando ele franzir o olho diante de um purê de feijão-verde ou quando ele tirar sistematicamente os pedaços de brócolis que preparou com todo o amor do mundo! Os bons hábitos alimentares adquirem-se desde o início da diversificação alimentar. Contudo, avisamos desde já que ensinar o seu filho a comer bem não vai ser uma tarefa fácil.

Uma visão geral sobre a alimentação do bebê:

O sistema digestivo da criança só está completamente maduro depois dos 2 anos de idade, apesar de cerca de 50% das crianças entre 13 e 18 meses já fazerem as mesmas refeições que os seus pais! O risco associado é de debilitar o intestino delas, que constitui a peça-chave do seu sistema imunológico.

A deficiência de ferro e a anemia são problemas sérios, com alta incidência entre crianças de até 2 anos.

A ingestão de proteínas, sobretudo presentes em carne, peixe e ovo, é muitas vezes excessiva. O risco associado é a criança vir a desenvolver excesso de peso e inclusive obesidade infantil.

Mais da metade das crianças pequenas (até 3 anos de idade) consome muitos alimentos doces (ricos em açúcar).

Diversos estudos epidemiológicos indicam que mais de 20% das crianças pequenas, dos 18 aos 24 meses, não consomem cálcio suficiente para satisfazer as suas necessidades diárias. 

No que diz respeito ao sal, não há necessidade de adicionar sal à comida que prepara em casa para o bebê e também não deve adicioná-lo em pratos prontos para comer. Esse é um bom hábito para adotar para o resto da vida.

Reserve as bebidas açucaradas para ocasiões especiais, como por exemplo aniversários. Em todos os outros casos deve optar pela água. 

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