Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

Como e quando o bebê começa a enxergar

(0 comentário)

O meu bebê olha para mim com os olhos arregalados e fica olhando fixamente para os objetos. Como realmente ele me enxerga e como é que ele vê o ambiente que o cerca? Como posso perceber um problema de visão?

Quinta-feira, Novembro 9th, 2017

QUANDO O BEBÊ COMEÇA A ENXERGAR?

O seu bebê vê o mundo com os seus pequenos olhos desde que nasce, mas a sua visão está longe de ser perfeita. Os bebês começam a enxergar os adultos após alguns meses. Gradualmente, o bebê vai conseguindo distinguir as cores e os detalhes que o rodeiam, mudando significativamente a forma como compreende o mundo!

UM SENTIDO COM UM DESENVOLVIMENTO GRADUAL

Mal saiu da barriga da mãe, o bebê já consegue ver os pais, mas a sua visão é desfocada, só vê bem os objetos que estão próximos (a uma distância de 30 a 50 cm) e as cores estão limitadas a tonalidades de cinza. Após algum tempo, o bebê consegue focar a visão e reconhecer a mãe! Essas primeiras mudanças são inesquecíveis, cheias de emoções, vindo acompanhadas do desejo de conhecerem um ao outro.

A visão do bebê torna-se gradualmente mais apurada. Por volta do primeiro mês de vida, o bebê já consegue seguir um objeto com os olhos. Adora olhar para o rosto da mãe e do pai e começa a notar o tamanho das coisas. A partir das seis semanas, já consegue ver o verde e o vermelho. Aos quatro meses, adquire a visão binocular, permitindo-lhe compreender a distância. Agora já pode tentar agarrar objetos próximos.

À medida que os meses avançam, o campo de visão vai expandindo, tornando-se mais preciso e a percepção das cores torna-se mais apurada. Por volta de um ano, o bebê já sabe como coordenar os olhos e os movimentos corporais, o que é essencial para começar a explorar o mundo, mesmo que seja engatinhando – antes de conseguir manter-se de pé!

A partir dos 18 meses, o bebê já percebe os detalhes e a sua visão permite um bom controle do mundo que o rodeia: já consegue reconhecer a família, ver objetos distantes, subir escadas avaliando a altura dos degraus, reconhece os lugares que gosta … e os que não gosta também. Rapidamente será capaz de desenhar e colorir aquilo que já vê em detalhe!

VISÃO, UM BEM PRECIOSO QUE DEVE SER BEM CUIDADO

As crianças sofrem muitas vezes de problemas de visão e os pais devem estar atentos a sinais que possam indicar que o bebê tenha esse tipo de problemas: lágrimas, olhos vermelhos, movimentos desajeitados ou, nas crianças mais velhas, dores de cabeça à noite. Se o seu filho (a) manifesta esses sinais, você deve levá-lo a um oftalmologista. Quanto mais cedo o problema for tratado, melhor será o seu êxito e menor será o prejuízo para o desenvolvimento futuro, particularmente, no que diz respeito a aprender a ler. Em um número considerável de casos, óculos e exercícios oculares corrigem os problemas.

O estrabismo é um desalinhamento dos eixos oculares que atinge cerca de 5% das crianças. Esse problema pode manifestar-se desde o nascimento ou surgir gradualmente até aos dois ou três anos de idade. Até aos três meses, os eixos oculares variam pouco, só mais tarde é que movimentos oculares convergentes ou divergentes – mesmo que pequenos e ocasionais – devem ser considerados como sinais de aviso. Um teste simples, baseado na reflexão da córnea, permite ao médico confirmar ou rejeitar as suspeitas.

Para testar se um olho enxerga pior do que o outro, deve-se simplesmente tapar com a mão um olho de cada vez durante alguns segundos. Se a criança chorar sistematicamente quando lhe tapar o olho direito, pode significar que o olho esquerdo não está funcionando bem. Contudo, não se pode tirar conclusões precipitadas, apenas o médico pode fazer um diagnóstico.

No verão, deve-se ter cuidados especiais. Os olhos dos mais pequenos são muito mais sensíveis aos raios solares do que os de adultos. Assim que chegar o calor, equipe o carrinho do seu bebê com um guarda-sol e assegure-se de que o bebê use chapéu e óculos escuros com um elevado fator de proteção (4/4).

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
Avaliações

0 comentário

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.