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Simples sugestões para resolver pequenos problemas de saúde!

Dicas para resolver pequenos problemas de saúde na gravidez

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A gravidez é um período de grande felicidade, mas ninguém avisou destes pequenos problemas de saúde. Náuseas, enjoos, constipação, cãibras, etc. Está à procura de sugestões para uma gravidez serena e tranquila? Descubra aqui as nossas simples sugestões para resolver esses pequenos problemas de saúde.

Sexta-feira, Agosto 4th, 2017

Pequenos problemas de saúde na gravidez

Desde as primeiras semanas, um novo equilíbrio instala-se enquanto os níveis de hormônios aumentam e o seu corpo vai mudando. Resultado: a maior parte das mulheres sofre de pequenos problemas de saúde que podem ir desaparecendo com o passar dos meses, à medida que o organismo vai se habituando. Partilhamos alguns conselhos práticos para ultrapassar essa confusão.

Enjoo matinal e vômito

Durante o primeiro trimestre de gravidez, o aumento nos níveis de hormônios (progesterona e estrogênio) provocará alterações no seu paladar e aumentará a sensibilidade do seu olfato. Essas pequenas grandes alterações podem levar a enjoos matinais e vômitos em muitas mulheres grávidas. Estes são, muitas vezes, os primeiros sinais de gravidez. Estresse e ansiedade também influenciam essa hipersensibilidade, bem como uma maior tendência para a hipoglicemia e para o abrandamento??? do seu sistema digestivo.

Soluções:

  • Faça três refeições principais por dia, em horários regulares, e também uma ou duas pequenas refeições nos intervalos.
  • No café da manhã, prefira cereais, pães e outros alimentos que liberam energia mais lentamente.
  • Evite alimentos ricos em gordura pois possuem uma digestão mais lenta.
  • Coma devagar, em ambiente calmo, e descanse um pouco após a refeição para ajudar a digestão. Se você tem problemas de sono, tire uma soneca.
  • Descanse e tente relaxar.

 

Problemas digestivos

Constipação, flatulência, inchaço, refluxo e azia são pequenos problemas digestivos compartilhados por muitas futuras mães. Eles são causados pelos hormônios, mais especificamente pela progesterona, que tendem a tornar preguiçosos os músculos do tubo digestivo e, à medida que cresce, o útero também vai comprimir os outros órgãos.

 

Para evitar a flatulência e o inchaço:

  • Evite alimentos que fermentam e provocam gases, como couve, e os que provocam inchaço, como as bebidas com gás.
  • Fracione as suas refeições e prefira várias pequenas refeições ao longo do dia.
  • Faça suas refeições devagar e sem pressa.

 

Para evitar a constipação:

  • Prefira alimentos ricos em fibra, como vegetais verdes, frutas, cereais integrais e carboidratos não refinados (massa, arroz, etc.). Faça um snack com algumas ameixas ou frutas secas.
  • Faça um pouco de exercício diariamente – pelo menos 30 minutos de caminhada por dia.
  • Beba água suficiente para produzir uma urina clara e sem cheiro – cerca de 1,5 litro por dia.

 

Para evitar o refluxo:

  • Evite alimentos ricos em gordura.
  • Evite deitar-se logo após as refeições.
  • Tente não se dobrar em excesso para evitar a pressão sobre o seu abdômen.
  • O seu médico também poderá prescrever uma medicação adequada. Não hesite em falar a ele sobre esse assunto.

Outro fenômeno frequente nas grávidas é a hipersalivação. Esse fenômeno está relacionado a uma irritação do nervo que estimula as glândulas salivares e é exacerbado pelo estresse. Para evitar esse problema, tente manter-se calma e relaxada.

 

Pernas pesadas, cãibras e hemorroidas

A deficiência de cálcio e magnésio, a compressão do sistema venoso, o efeito dos hormônios sobre a elasticidade das paredes venosas são algumas das inúmeras causas que podem provocar uma má circulação durante a gravidez. O sintoma-chave são as cãibras, uma sensação de pernas pesadas, sensação de formigamento, edema (tornozelos muito inchados) e até hemorroidas (por vezes causadas pela constipação crônica). Esses sintomas geralmente não são graves, mas é preferível falar com o seu médico e adotar algumas medidas simples.

Soluções:

  • Prefira alimentos ricos em sais minerais, como cálcio e magnésio, e vitaminas do complexo B, como vegetais e frutas frescas, produtos lácteos, cacau, amêndoas, avelãs, etc. Escolha também água mineral rica em magnésio.
  • Prefira sapatos baixos.
  • Termine seu banho com um jato de água fria, subindo dos tornozelos até os quadris. Também pode experimentar massagear as pernas.
  • Durma com as pernas ligeiramente levantadas (almofada).
  • Evite a exposição ao sol.
  • Pode usar meias de descanso (o seu médico pode receitar).

Na maior parte dos casos, há soluções naturais. Mesmo que os seus pequenos problemas não desapareçam, nunca tome medicação por decisão própria. Fale sempre com o seu médico primeiro.

 

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