Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

Eu tenho pressão arterial elevada: é grave?

(0 comentário)

   

Quinta-feira, Novembro 9th, 2017

Estou grávida de 5 meses e o meu médico mediu a minha pressão arterial numa consulta de rotina: estava nos 14/9. Tenho o que se chama de hipertensão arterial na gravidez. Em que consiste?

Hipertensão arterial na gravidez

A hipertensão arterial durante a gravidez tem de ser cuidadosamente monitorada. Contudo, com um regime alimentar restrito e um acompanhamento médico regular, você irá diminuir as chances de ter complicações. Em seguida, vamos conhecer os 10 pontos essenciais que devem ser levados em conta.

1. Existem várias formas de hipertensão durante a gravidez:

  • Mulheres que são hipertensas “por natureza” e que a pressão arterial pode elevar-se durante a gravidez.
  • Mulheres que podem ter uma pressão arterial elevada durante a gravidez e que voltam à pressão arterial normal depois.
  • Mulheres em que a hipertensão se manifesta no terceiro trimestre da gravidez (geralmente durante o quinto ou sexto mês). Essa forma de hipertensão é a mais provável de causar complicações.

2. A hipertensão relacionada à gravidez pode ser detectada pelo seu médico por meio de uma simples medição da sua pressão arterial em repouso. Assim que a hipertensão é diagnosticada, tanto a mãe como o bebê correm um baixo risco de sofrer complicações, já que a gravidez será acompanhada de perto pelo seu médico. Se achar necessário, o médico poderá pedir a realização de exames adicionais para fazer uma melhor avaliação da situação, como análises de sangue, ecografia, doppler, ect.

3. Os sintomas que indicam uma possível hipertensão são: edemas, dores de cabeça, tonturas, visão com pontos pretos, zumbidos nos ouvidos, aumento de peso recente e considerável. Na maior parte dos casos, no entanto, a hipertensão não é notada.

4. A hipertensão na gravidez afeta com maior frequência mulheres jovens durante a sua primeira gravidez ou numa gravidez de gêmeos. Outros fatores de risco a se considerar são: obesidade, histórico pessoal ou familiar de hipertensão, diabetes, etc.

5. Os riscos para o bebê são: sofrimento fetal crónico, atraso de crescimento, baixo peso ao nascer, parto prematuro, etc. Contudo, quando essa situação é acompanhada de perto pelo seu médico, os riscos da hipertensão podem ser consideravelmente reduzidos.

6. Os riscos para a mãe são: falência dos rins ou fígado e acidente vascular cerebral. Se é detectado um aumento das proteínas na urina, associado ao aparecimento súbito de edemas, a hipertensão está evoluindo para um problema muito sério chamado de pré-eclampsia ou toxemia gravídica.

A última etapa é a eclampsia, um tipo grave de ataque epilético que pode levar ao coma. Felizmente, esse fenômeno é muito raro hoje em dia, pois a hipertensão é acompanhada e supervisionada de uma forma muita atenta e cuidada pelo médico.

7. A hipertensão relacionada à gravidez também pode levar o seu médico a optar por um parto por cesariana.

8. Para evitar complicações, é essencial modificar seus hábitos alimentares, limitando o consumo de gordura e açúcar. Se você tem excesso de peso, não hesite em falar com o seu médico ou consulte um nutricionista para um acompanhamento alimentar personalizado. Também beba pelo menos 1,5 litro de água por dia (sem gás).

9. O repouso total é recomendado. A hipertensão na gravidez poderá ser uma causa para você deixar de trabalhar.

10. Não se preocupe. Hoje em dia, a hipertensão na gravidez é um fenômeno muito estudado e bem controlado pelo seu médico. Se você seguir os conselhos do seu médico, a sua gravidez irá correr sem qualquer problema.

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
Avaliações

0 comentário

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.