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Gravidez e atividade física: é possível!

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Quinta-feira, Novembro 9th, 2017

Não há qualquer obrigação em parar toda a atividade física durante a gravidez. Pelo contrário, a atividade física é recomendada. Que atividades físicas posso fazer? Há algumas regras e normas de precaução que você deve ter sempre em atenção, e pode logo começar!

Gravidez e atividade física

Adora correr, dançar ou dar grandes passeios de bicicleta? Pode ficar tranquila que essas atividades não estão proibidas se a sua gravidez estiver dentro da normalidade. Quando essas atividades são praticadas com o devido cuidado, até são importantes para ajudar a controlar o aumento de peso, para ajudá-la a relaxar, aliviar algumas dores (como a dor nas costas), para manter o seu tônus muscular e até para se preparar para o parto. Contudo, se a sua gravidez for classificada como "de risco", o seu médico pode proibir qualquer atividade física. Em qualquer caso, consulte sempre o seu médico para saber se você pode praticar atividades físicas e para receber os conselhos adequados.

Que tipos de atividade física são recomendados na gravidez?

Os esportes proibidos durante a gravidez são os que têm risco de trauma: esportes em grupo (basquete, futebol, handebol), de combate (judô, boxe), intensos (aeróbica, cardiofitness). Você também deve evitar as atividades com maior risco de queda, como equitação, esqui e patinação.

Excetuando esses casos particulares, todos os outros esportes são permitidos à grávida, com a condição de manter-se dentro dos limites (você não está se preparando para uma maratona!). A palavra-chave é "moderação". Faça aulas de ginástica moderada, natação, yoga ou alongamentos. Por que não fazer aulas de ginástica ou yoga especial para grávidas?

Se antes de ficar grávida você adorava andar de bicicleta ou fazer grandes caminhadas, pode continuar fazendo, mas deve atenuar o ritmo e evitar esforço excessivo até perto do 5º mês de gravidez. A partir do 6º mês, evite qualquer atividade em que tenha que se deitar de costas. O mais importante é ouvir o seu corpo: assim que ficar ofegante, ou no mínimo sentimento de dor, deve parar imediatamente a atividade. Se a sua barriga mostrar-se um obstáculo, também não deve forçar.

Precauções a ter:

  • Não faça atividade física com o estômago vazio. Se for necessário, coma uma banana, algumas frutas secas ou uma barra de cereais cerca de 30 minutos antes. Leve sempre um snack para o caso de ficar sem energia.
  • Não deixe de fazer um aquecimento antes da atividade e de fazer alguns alongamentos suaves no final.
  • Opte por roupa larga e que deixe a pele respirar. Escolha um bom par de tênis de esporte e um sutiã apropriado.
  • Beba água em intervalos regulares, mesmo durante a prática do exercício.
  • Interrompa a atividade quando se sentir cansada ou enjoada.
  • Não faça exercício quando estiver muito calor ou muito úmido.

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