Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

A importância da alimentação saudável antes de engravidar.

 

Ao adotar hábitos alimentares saudáveis antes da gravidez você ajudará seu futuro filho a começar a vida da melhor maneira possível. Aqui, você vai saber como obter algumas das vitaminas e dos minerais essenciais para uma gravidez saudável. 

terça-feira, Janeiro 31st, 2017

Você está planejando começar uma família? Uma dieta saudável desde o início já pode auxiliar na fertilidade e aumentar sua reserva de nutrientes, favorecendo uma gravidez saudável. Além disso, a boa nutrição é vital para o desenvolvimento da criança, especialmente antes de você saber que está grávida. Descubra as principais vitaminas e os minerais necessários agora e no futuro, saiba onde encontrá-los e as formas simples de obtê-los por meio da alimentação.

O quê? Ácido fólico

Por quê? O ácido fólico ajuda a reduzir o risco de malformações congênitas graves da medula espinhal e do cérebro, denominadas defeitos do tubo neural. Além disso, ajuda o organismo a produzir novas células.

Onde? É possível encontrar o ácido fólico em vegetais folhosos verde-escuros, em feijões e ervilhas secas, laranjas, cereais, grãos e farinhas fortificados com ácido fólico.

Sugestões para sua lista de compras: um suplemento que contenha 400 mcg de ácido fólico, conforme orientação do seu médico ou nutricionista. Considerando-se o fato de que o ácido fólico já se faz necessário em uma etapa bastante precoce da gestação, as mulheres que planejam engravidar deveriam tomar um suplemento antes mesmo da concepção, além de ingerir alimentos ricos em ácido fólico. Fale com seu médico e planeje-se.

 

O quê? Vitamina B12

Por quê? A vitamina B12 é necessária para a produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de ajudar o sistema nervoso.

Onde? A vitamina B12 pode ser naturalmente encontrada nos produtos de origem animal, como peixes, ovos, leite e queijo. Os vegetarianos podem encontrá-la nos alimentos fortificados com vitamina B12, como alguns cereais matinais e levedura nutricional.

Sugestões para sua lista de compras: salmão, ovos, queijo e levedura nutricional. Um filé de salmão pequeno contém a quantidade diária recomendada de B12. Ovos e queijos são bons ingredientes para fazer omeletes, fritadas ou, ainda, quiches. A levedura nutricional fornece vitamina B12 e é fácil salpicá-la no arroz ou feijão, depois de prontos, ou em saladas ou pipoca.

 

O quê? Vitamina B6

Por quê? A vitamina B6 ajuda o organismo a metabolizar as proteínas e as gorduras, além de ser vital para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do feto.

Onde? Gemas de ovos, cenouras, bananas, amendoins e grãos integrais constituem alimentos ricos em B6.

Sugestões para sua lista de compras: ovos e pães integrais (você pode fazer lanches simples com ovos mexidos e torrada ou com pão integral), cenoura (fazer palitinhos de cenoura crua também é uma ótima opção para lanche), amendoins e bananas.

 

O quê? Vitamina A

Por quê? A vitamina A é essencial para a visão, a imunidade e o crescimento do feto.

Onde? A vitamina A pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal, como cenoura, abóbora, brócolis, espinafre, couve e batata-doce; assim como em alimentos de origem animal, como leite e derivados, ovos e fígado.

Sugestões para sua lista de compras: bife de fígado (o bife de fígado cozido de boi tem mais vitamina A que o de frango), cenoura (a cenoura crua tem quase o dobro de vitamina A que a cenoura cozida), batata-doce (pode ser consumida assada), manga, espinafre (cozido).

 

O quê? Ferro

Por quê? O ferro ajuda a transportar o oxigênio por todo o organismo, além de ser necessário à divisão celular e ao crescimento saudável do feto.

Onde? As melhores fontes de ferro estão nos produtos de origem animal, como carne vermelha, peixes e aves. Ervilhas secas, feijões e lentilhas, além de espinafre, frutas secas e cereais matinais e farinhas fortificados com ferro, também constituem boas fontes. Os alimentos ricos em vitamina C, como laranjas, tomates e morangos, ajudam o organismo a absorver o ferro proveniente de produtos de origem vegetal.

Sugestões para sua lista de compras: carne bovina, lentilhas, feijão e cereais matinais e farinhas fortificados (que podem atender às necessidades diárias de ferro; verifique na embalagem a %VD – refere-se à porcentagem atingida das necessidades diárias de cada nutriente).

 

O quê? Zinco

Por quê? Esse mineral é essencial para a função e a divisão celular, o crescimento e as funções imunológicas.

Onde? O zinco pode ser encontrado nos ovos e frutos do mar, na carne vermelha, em ervilhas secas, feijões, lentilhas e nozes, nos grãos integrais e cereais fortificados com zinco.

Sugestões para sua lista de compras: grão-de-bico e contrafilé (um bife de 113 g tem cerca da metade das necessidades diárias de zinco).

 

O quê? Iodo

Após o ferro, o iodo foi o segundo micronutriente a ser reconhecido como essencial para a saúde. Devido a sua importância e a fim de evitar a deficiência na alimentação, foi realizada a fortificação do sal com iodo.

Por quê? O iodo é necessário para o funcionamento normal da glândula tireoide, que produz os hormônios essenciais a muitas funções do organismo. Além disso, o iodo dá sustentação ao crescimento e ao desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso central do feto.

Onde? O iodo pode ser encontrado em peixes, frutos do mar, ovos, laticínios e no sal iodado.

Sugestões para sua lista de compras: peixes brancos, ovos, leite e iogurte natural, que pode constituir uma sobremesa deliciosa em combinação com frutas frescas.

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado