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O meu quinto mês de gravidez

O meu quinto mês de gravidez

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Estou grávida de 5 meses!

terça-feira, Abril 4th, 2017

A minha última menstruação foi há 20-23 semanas, o que quer dizer que estou grávida de 18-21 semanas. O meu bebê está cada vez mais forte! Este mês vou finalmente saber o sexo do meu bebê!

Como meu bebê está evoluindo?

O seu bebê está ficando mais forte. Já pesa cerca de 335 g: é o equivalente a uma laranja! Os seus músculos - e por isso os seus movimentos - estão ficando cada vez mais vigorosos. E faz grande uso deles: movendo os seus braços e pernas, virando-se e dando pequenos pontapés. Por vezes vai empurrar os seus pés contra a parede do seu útero, e é por isso que por vezes sente um alto na sua barriga. Não hesite em acariciar o seu bebê para lhe mostrar que está ali!

O desenvolvimento do cérebro do seu bebê está acelerando: tem já entre 12 e 14 milhões de células nervosas. Em breve poderá memorizar as suas experiências sensoriais. O seu bebê já é sensível aos alimentos que a mãe come.

Os pulmões também seguem o processo de maturação: o bebê tem movimentos respiratórios cada vez mais frequentes, mas são ainda irregulares. O seu pâncreas está começando a produzir insulina, que permite ao seu bebê usar o açúcar e a gordura para o seu crescimento.

Durante esse mês, vai fazer sua segunda ultrassonografia: um momento mágico em que pode admirar com detalhe o seu bebê e, se quiser, descobrir de que sexo é! Se é uma menina, os seus ovários estarão bem formados e já contêm as células primitivas para futuros 6 milhões de óvulos.

 

Os meus bons hábitos alimentares do quinto mês da gestação

O aumento de peso continua. Se seu médico recomendar ter cuidado com o seu peso, prefira carnes magras e peixe. Procure consumir fibra suficiente (fruta, vegetais, pão, massa e arroz integrais etc.) e continue a hidratar-se convenientemente, bebendo pelo menos 1,5 litro de água por dia.

Ter uma alimentação variada e equilibrada é importante para se beneficiar de todos os alimentos. Também permite que o bebê descubra novos sabores. Esse sentido de olfato e paladar podem ser estimulados: não hesite em "guiar" o seu bebê nas suas primeiras descobertas. Em breve ele será capaz de memorizá-los.

A partir da 17ª à 18ª semana de gravidez, o flúor é um mineral importante para a formação dos futuros dentes de leite do seu bebê. Uma alimentação variada é geralmente suficiente para cobrir as novas necessidades nutricionais. O flúor é encontrado em água mineral, peixe e algumas frutas e vegetais (maçãs, espinafres, espargos etc.). Em caso de dúvidas, fale com o seu médico sobre esse tema.

 

A questão do 5º mês da gravidez: como me hidratar quando não tenho vontade de tomar água?

As suas preferências alimentares mudam com frequência durante a gravidez. Algumas vezes água pura não parecerá a melhor opção.

  • Acrescente um pouco de suco de limão à sua garrafa de água para uma bebida mais agradável e com um toque de acidez. Por que não acrescentar algumas folhas de menta, sálvia ou outra erva aromática de que goste? Esse tipo de ervas aromáticas pode dar um gosto agradável à sua água, e sem acrescentar qualquer caloria.

  • Faça uma infusão de ervas que aprecie! Isso vai hidratá-la ao mesmo tempo que também varia os sabores.

  • O chá ou café também são boas formas de se hidratar, mas como contêm cafeína, devem ser consumidos com moderação e evitados no final do dia para assegurar um sono tranquilo.

  • Quando está muito calor, uma infusão fria caseira com menta será uma maravilha para as suas papilas gustativas como para as do bebê.

Já está no 6º mês de gravidez e se comunica cada vez mais com o seu bebê. Consegue senti-lo dentro de si e ele interage com o mundo exterior: agora já se habituou às suas preferências alimentares.

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