Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
segundo_mes_gravidez

O meu segundo mês de gravidez

(0 comentário)

Estou grávida de 2 meses!

terça-feira, Abril 4th, 2017

A minha última menstruação foi há 7-10 semanas, o que quer dizer que estou grávida de 5-8 semanas. Não há dúvida, estou realmente grávida. Não aguento esperar a hora de contar para todo mundo!

Como meu bebê está evoluindo?

O seu rosto está começando a se moldar e definir: aparecem os olhos, as orelhas, o nariz e a boca, seguidos da língua e até um esboço dos seus dentes. A sua cabeça está agora cada vez mais formada e tem mais do dobro do volume do seu corpo. Esta é a etapa chave para o desenvolvimento dos sentidos: desde o final da sétima semana, os nervos óticos já são capazes de notar variações de luminosidade. Todos os órgãos estão formados – alguns pequeninos e outros enormes! O seu cérebro, pulmões e tubo digestivo estão se desenvolvendo em alta velocidade. Quanto ao coração, ele está tão grande que até se forma uma pequena protuberância na zona do estômago! O seu fígado também ocupa um espaço imenso.

O pequeno corpo do seu bebê está mudando rapidamente: a coluna vertebral está se formando, os seus braços e pernas estão ficando mais compridos, os seus cotovelos aparecem, os seus dedos das mãos e pés começam a diferenciar-se... já é um ser humano em miniatura!

Os músculos do seu bebê começam a aparecer e a se mover de forma involuntária... os seus movimentos são visíveis na 1ª ultrassonografia (que é geralmente feita entre a 11ª e a 13ª semana da gravidez). Mas ainda tem que ter paciência e esperar um pouco para senti-lo!

Os dedos das mãos e dos pés do seu bebê alcançaram agora a sua forma definitiva, e desenvolveram outra característica que o distingue: é capaz de opor o polegar e o indicador. Apostamos que você está cheia de vontade de saber mais sobre o seu bebê na primeira ultrassonografia!

 
Os meus bons hábitos alimentares no segundo mês da gravidez

Nessa altura da gravidez, os enjoos e os vômitos, especialmente durante a manhã, podem ser habituais! Se é o seu caso, fale com o seu médico. Para aliviar, evite alimentos muito pesados e ricos em gordura, e divida as suas refeições, fazendo dois ou três pequenos lanches entre as três refeições principais. Os vômitos repetidos podem levar a uma ligeira perda de peso. Caso sinta qualquer diferença, consulte sempre seu médico.

Para evitar o cansaço e o desconforto que resultam das náuseas, não pule nenhuma refeição. Se fizer isso, pode acabar tendo ataques de fome ou queda de energia durante a manhã! Agora mais do que nunca, uma alimentação variada e equilibrada é o que você precisa. Converse com seu médico para entender quais alimentos você deve ter atenção ao consumir, para ganhar mais energia.

Lembre-se também da hidratação, deve beber no mínimo 1,5 litro de água por dia (um pouco mais no verão!), ou o suficiente para uma urina clara e sem cheiro. A água é um componente essencial do seu sangue, cujo volume aumentou muito desde o início da sua gravidez, para garantir as trocas entre a placenta e o feto, pelo sangue se assegura a nutrição do seu bebê. A água também assegura o bom funcionamento dos seus rins, pelo qual são eliminados os resíduos tóxicos, tanto da mãe como do bebê. Retire por completo da sua alimentação as bebidas alcoólicas e converse com seu médico sobre o consumo de bebidas açucaradas e bebidas com cafeína, como refrigerantes, café ou chá.

 
A questão do 2º mês da gestação: qual é o lanche ideal?

Nessa altura da gravidez, a sugestão para um lanche ideal consiste num produto lácteo + um cereal + uma bebida, também pode adicionar uma fruta. Um exemplo? Uma maçã, uma fatia de pão integral e uma xícara de leite. Para um lanche preparado em casa: uma fatia de pão integral com queijo acompanhado de chá e um pedaço de fruta. Se prefere comida salgada, pode fazer meio sanduíche com uma fatia de pão integral e uma fatia de queijo. Evite produtos de padarias como bolos e outros alimentos ricos em gordura ou açucarados. Esses lanches também são um jeito de equilibrar a sua alimentação e fornecer alguns nutrientes que lhe façam falta, caso seu médico identifique alguma deficiência nutricional. Um quadrado de chocolate meio amargo vai contribuir para as necessidades de magnésio, ou uma fruta cítrica como a tangerina um aporte de vitamina C.

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
Avaliações

0 comentário

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.