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O meu terceiro mês de gravidez

O meu terceiro mês de gravidez

(1 comentário)

Estou grávida de 3 meses!

terça-feira, Abril 4th, 2017

A minha última menstruação foi há 11-15 semanas, o que quer dizer que estou grávida de 9-13 semanas. É agora no final do 1º trimestre que normalmente chegam ao fim as náuseas! Estou impaciente para ver finalmente o meu bebê, na primeira ultrassonografia.

Como meu bebê está evoluindo?

A cara do bebê está cada vez mais definida: os ossos estão tomando a forma final, os lábios e sobrancelhas estão definidos e os olhos estão agora cobertos por pálpebras. Você pode descobrir tudo isso na ultrassonografia do 3º mês: é um momento mágico!

O coração do seu bebê está encontrando um ritmo regular. Bate a uma velocidade de 110 a 160 batimentos por minuto, muito mais rápido que o seu coração. Ele pode até acelerar com estresse – deve se manter relaxada!

As células nervosas continuam a multiplicar-se a uma velocidade exponencial, que pode levar a movimentos reflexos que ainda não irá notar. Agora ele já vira a cabeça e mexe os braços e as pernas: resultado, tem energia para gastar!

A partir das nove semanas, as suas papilas gustativas aparecem na língua. A boca abre e fecha e começa a engolir o líquido amniótico, que será eliminado pelos seus rins na forma de urina.

 
Os meus bons hábitos alimentares no terceiro mês da gravidez

O crescimento do seu bebê está acelerando: e por isso tem que lhe fornecer proteína. Uma alimentação variada e equilibrada vai naturalmente fornecer-lhe a proteína que necessita. Se é vegetariana, ou se raramente come carne, lembre-se que tem outras fontes de proteína: leguminosas associadas com cereais (como arroz com feijão), mas também peixe, ovos e produtos lácteos.

Outro nutriente indispensável é o cálcio. Para assegurar-se que não esgotará as reservas de cálcio, é recomendado beber leite e consumir produtos lácteos (iogurte e especialmente queijos curados) todos os dias: três porções de leite e produtos lácteos. O cálcio também está presente em certas frutas e vegetais (espinafres, brócolis, agrião etc.), em leguminosas (feijão manteiga etc.) e nas amêndoas, em menor quantidade. Não deixe de falar desse assunto com o seu médico para assegurar que tem o aporte necessário de cálcio.


A questão do mês 3º mês da gestação: não consegue mesmo comer peixe?

As aversões alimentares e a repulsa a determinados alimentos são comuns durante o primeiro trimestre da gravidez. A causa são os hormônios, cujas grandes oscilações resultam em hipersensibilidade no seu olfato e paladar. Assim, não deve estranhar se a ideia de comer peixe lhe der náuseas. Por isso é recomendado escolher outros alimentos ricos em proteínas: peito de frango, ovos etc. Também pode cozinhar de outra forma o seu peixe, para "mascarar" o sabor: na sopa ou misturado com purê de cenoura. E não se esqueça: essa aversão e repulsa é apenas temporária!

No final do 3º mês, as pequenas queixas que a incomodaram desde o início da gravidez vão começar a desaparecer e vai sentir-se em plena forma. Aproveite para pegar bastante ar fresco, saia de casa para passear e caminhar, mesmo que o céu não esteja azul ou o sol brilhante.

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1 comentário

Sábado, 16 Setembro 2017 - 14:26

Michele Aparecida Antunes

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