Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
O meu perfume me dá náuseas

Os primeiros sintomas de uma gravidez

(0 comentário)

Esta manhã estava me sentindo para baixo. Meus seios estão inchados e extremamente sensíveis.

Sexta-feira, Agosto 4th, 2017

E, para acrescentar, comecei o dia com o pé esquerdo (Júlio esqueceu-se de comprar café: uma ofensa imperdoável!). Fiz um cálculo rápido… Quando foi a minha última menstruação? Mas, mas… e se estou grávida?!

Primeiros sinais e sintomas de gravidez

Já ouviu de tudo: "Fui completamente abaixo", "não foi muito mau", "tinha ataques de fome". Cada mulher experimenta os primeiros sinais e sintomas de gravidez de forma diferente. No entanto, há determinados indícios que podem dar a ela uma ideia se está grávida. Pode ser que dentro de nove meses tenha se tornado uma verdadeira mãe.

Sinais inequívocos

Os médicos chamam de "sinais simpáticos da gravidez". A razão? A maré de hormônios que a inunda. Só que, no dia a dia, nem todos os sinais são agradáveis. É possível que o seu caso seja uma exceção.

  • Sinais dolorosos: são os sinais de alerta mais comuns. O seu peito está inchado, duro e extremamente sensível; os seus mamilos estão mais escuros; e as veias tornam-se mais visíveis. A progesterona e o estrogênio, dois hormônios que são liberados desde o início da gravidez, já estão preparando o seu corpo para amamentar.
  • Náuseas e enjoos: se você tem tendência para náuseas e enjoos, estes começam a aparecer cerca de duas semanas depois da fecundação e ocorrem geralmente pela manhã e, às vezes, após as refeições. A razão? Provavelmente o GCH (Gonadotrofina Coriónica Humana) – em português HCG –, um hormônio produzido pelo desenvolvimento da placenta. É a presença desse hormônio que é detectada no teste de gravidez. Esse hormônio atinge o seu pico máximo entre a 8ª e a 10ª semana e depois começa gradualmente a diminuir, para grande alívio de muitas futuras mães enjoadas. Um pequeno conselho: apesar das náuseas, nunca pule refeições – é preferível pensar em dividi-las.
  • Ataques de fome: cerca de 73% das futuras mães experimentam ataques de fome irresistíveis. Outras, por outro lado, perdem o seu apetite ou ficam enjoadas por determinados alimentos ou cheiros. Ou ambas as coisas.
  • Cansaço, o desejo de dormir e de fazer a soneca são também habituais.
  • A vontade de urinar com maior frequência é outro sinal. E tudo se deve aos hormônios!

Outros possíveis sinais e sintomas podem ser: dores de estômago ou de cabeça, cólicas na parte inferior do abdômen, um gosto metálico na boca, aumento da produção de saliva.

 

Atraso na menstruação: um sinal confiável de gravidez?

Um dia, dois dias, três dias de atraso na sua menstruação… e você já se imaginando como mãe. Não deve se precipitar e anunciar as novidades à sua família inteira, já que esse não é um indício 100% de confiança. De fato, a sua menstruação pode ser irregular, especialmente depois de ter parado de tomar a pílula, ou pode nem aparecer por alguns meses (conhecido como amenorreia).

Também deve-se ter em conta que mesmo que a sua menstruação seja regular como um relógio suíço, qualquer sobressalto na sua vida (emoção, viagem…), ou até o desejo de engravidar, pode resultar no atraso da menstruação.

Para complicar tudo, algumas mulheres podem ter pequenas perdas de sangue uns dias depois da fecundação: não se trata de menstruação, mas de um fenômeno comum e completamente normal.

 

O teste de gravidez: imprescindível para confirmar a gravidez

Notou uma série de sinais e sintomas? Apenas um teste de gravidez pode confirmar se você está grávida ou não. É um teste que detecta a presença do GCH – em português HCG – na urina, rápido, fácil e que pode ser feito em casa. É 99% confiável, mas deve ser confirmado pelo seu médico por meio de um exame de sangue.

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
Avaliações

0 comentário

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.