Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
Quando o bebê começa a falar

Quando o bebê começa a falar ?

(0 comentário)

Ouvir o meu pequenino dizer a primeira palavra… só de pensar nisso fico cheia de emoção e orgulho! Como posso ensinar o bebê a falar? 

Sexta-feira, Setembro 1st, 2017

Linguagem

O seu pequenino vai precisar de três anos para progredir de adoráveis sons como "gu-gu, da-da" para palavras misturadas como "bolchoclate" e – depois – para frases contendo sujeito, verbo e objeto. Nesse espaço de tempo, você vai sentir o mesmo que todos os pais do mundo; vai ficar babando com os primeiros "gu-gu, da-da"; vai passar a ser uma perita em linguagem codificada de bebê; e – finalmente – vai ficar completamente chocada com o progresso do discurso do seu rebento.

MAPA DAS PRINCIPAIS ETAPAS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

COM QUANTOS MESES O BEBÊ COMEÇA A FALAR?

Gu-gu, da-da, ma, da, ma… mãe!

Recém-saído da barriga da mãe, o seu bebê já tem uma voz bem alta. Todos concordariam se o ouvissem chorar! Os primeiros sons do seu bebê são semelhantes aos sons dos bebês de todo o mundo, usando no início apenas vogais! O seu bebê já está usando a sua língua-mãe. Por isso, é importante falar claramente com o bebê desde o nascimento.

3 meses: o seu bebê descobre o prazer do som e dos primeiros balbucios. Isso é normal, pois o cérebro do bebê precisa organizar as áreas que controlam a compreensão verbal e a linguagem.

Os sons vêm muitas vezes com as primeiras expressões faciais e com a linguagem corporal, manifestações essas cheias de significados.

Um gritinho de alegria acompanhado de um grande sorriso, um som experimental "nah" e uma expressão incompreensível, um satisfeito "gu-gu" depois de se alimentar, chorar e remexer-se… Não há necessidade de se preocupar, você vai – gradualmente – aprender a decifrar a linguagem corporal dele, bem como os balbucios e gritinhos!

6-8 meses: o seu bebê compreende algo que vai mudar a vida dele! Quando "fala", os pais respondem. Não interessa que o significado seja ainda um bocado vago, o seu bebê acaba de se transformar num tagarela profissional. O principal é que o bebê compreenda o princípio da interação e gradualmente seu cérebro vai começar a entender que é possível identificar palavras e o seu significado.

8-12 meses: "bolo!" Finalmente o seu bebê é capaz de expressar as ideias e está bem avançado no caminho para a comunicação. É nessa idade que o seu bebê diz "mãe" e "pai" pela primeira vez. Qual vai ser o primeiro – mãe ou pai?

Para estimular o seu bebê a falar, é importante conversar com ele desde o princípio, dando nomes às situações e aos objetos. O bebê lembra-se de tudo!

12-20 meses: surge o discurso com palavras muito simples e eficientes ("fim", "não", "mais" etc.) para indicar uma alteração de situação. O seu bebê vai repetir as onomatopeias preferidas dele (vrum-vrum, miau etc.). Começam a aparecer conjugações de duas palavras ("mãe foi") indicando situações e soluções.

Neste momento, o seu bebê compreende mais do que fala. Você pode encorajá-lo olhando para imagens e dizendo palavras com ele ou cantando cantigas infantis. É especialmente importante continuar a falar naturalmente com o bebê, pois é a melhor maneira de enriquecer o vocabulário dele e estimular a curiosidade.

Palavras, frases… os primórdios da conversação!

Aos dois anos, a linguagem aparece toda de uma vez, mas essa idade varia de bebê para bebê e alguns precisam de mais tempo. Nessa idade o seu bebê aprende uma ou mais palavras por dia, e às vezes tem dificuldades em dizer todas as palavras! Já consegue dizer corretamente o nome de objetos e ficar interessado no que as outras pessoas estão dizendo, deixando de ficar exclusivamente centrado em si próprio.

O repertório pessoal começa a ficar mais rico e o bebê começa a falar e a se comunicar. Aproveite ao máximo esta etapa para ler histórias e para falar com ele sobre o que se passa à sua volta. O bebê transformou-se num ávido explorador da linguagem!

2-3 anos: o seu pequenino descobre que as palavras estão relacionadas, que revelação! Muitas vezes usa um verbo no início de frases, antes de pronomes e artigos. Agora já consegue dizer "Eu", embora já tivesse a noção da sua individualidade há algum tempo.

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
Avaliações

0 comentário

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.