Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
Quantos quilos posso ganhar na gravidez?

Quantos quilos posso ganhar na gravidez?

(0 comentário)

Toda gravidez é acompanhada por um aumento de peso: isso é inevitável. No entanto, para a saúde da futura mãe e também do bebê é importante não ganhar peso a mais nem a menos. Algumas breves explicações sobre um aumento de peso adequado.

Quarta-feira, Agosto 23rd, 2017

Existe uma regra para ganho de peso?

Não, todas as mulheres são únicas e todas as gravidezes também. Contudo, o aumento de alguns quilos na gravidez é inevitável. O aumento de peso está relacionado com:

  • Peso do bebê (3 kg em média);
  • Retenção de líquidos e aumento do peso do útero e das mamas (2,5 kg);
  • Líquido amniótico (1,5 kg);
  • Aumento do volume de sangue (1,5 kg);
  • Placenta (0,5 kg).

Ao todo temos um total de 9 kg, aos quais os médicos aconselham somar de 2 a 4 kg de reservas de gordura, necessária para alimentar o seu bebê no útero e depois para amamentar. O que dá um total de 11 a 13 kg. Dependendo do seu peso corporal antes de engravidar, o seu médico pode reajustar o objetivo de aumento de peso, recomendando-lhe reduzi-lo (se tem excesso de peso) ou aumentá-lo (se é muito magra).

Qual o meu aumento de peso máximo?

O médico vai guiar-se pelo seu IMC ou Índice de Massa Corporal (que corresponde ao peso em quilo dividido pela altura em metros ao quadrado), bem como por outros fatores como a alimentação, estado de saúde, estilo de vida etc. Em geral o IMC das mulheres grávidas está entre os 20 e os 25 kg/m2.

Por exemplo: se pesava 55 kg antes da gravidez e tem 1,62 m de altura, o seu IMC é 55 dividido por (1,62 x 1,62) = 21 kg/m2.

Um IMC normal está entre os 20 e 25 kg/m2 e o aumento de peso recomendado está entre 11,5 e 14 kg.

  • Se o seu IMC está abaixo de 20 kg/m2, o aumento de peso pode chegar até aos 16, 17 kg.
  • Se o seu IMC é igual ou está acima de 25 kg/m2, o seu médico pode recomendar aumentar entre 7 e 10 kg.
  • Se o seu IMC é igual ou está acima de 30 kg/m2, não deve exceder o aumento de 6 a 7 kg.

Quais os riscos de um aumento de peso em excesso?

Para a mãe os riscos são reais, como: diabetes gestacional, hipertensão da gravidez, flebites etc. Outro risco é o bebê ser muito grande, podendo tornar o parto mais complicado.

É normal perder algum peso no 1º Trimestre?

Sim, é normal e frequente. Essa perda de peso deve-se às náuseas e vômitos. Mas não se assuste, pois no primeiro trimestre o bebê precisa de pouca energia.

Posso fazer dieta durante a gravidez?

Não é recomendável que se faça dieta na gravidez, pois pode-se colocar em risco o desenvolvimento do bebê. Além disso, pode causar deficiências nutricionais no bebê, pois poderá privá-lo de nutrientes essenciais para o seu crescimento. Controlar o seu peso durante a gravidez é fundamental para não ganhar peso a mais, mas não se deve emagrecer em qualquer circunstância. O seu médico vai acompanhar o seu aumento de peso e deve ajudá-la nesse tema. Mas isso não deve ser uma obsessão: não faz sentido pesar-se duas vezes por dia.

Que devo fazer para não aumentar o peso em excesso?

Lembre-se de ter uma alimentação variada e equilibrada, proporcionando ao seu corpo todas as proteínas, carboidratos e lipídios em quantidades suficientes e adequadas. As suas necessidades energéticas são ligeiramente superiores durante a gravidez, mas deve-se evitar petiscar todo o dia e ceder a todas as tentações! Quando for necessário, faça um ou dois lanches por dia, um de manhã e/ou outro à tarde, de preferência com calorias "boas": 1 copo de leite desnatado ou 1 produto lácteo sem açúcar (ex.: iogurte natural) ou 1 porção de queijo + 1 porção de pão ou cereais ou 2 bolachas + 1 fruta. E, acima de tudo, não se esqueça da atividade física. Gravidez não é doença, faça atividade física, conforme conselhos do seu médico!

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
Avaliações

0 comentário

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.