Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

Seu filho, independência à mesa

(0 comentário)

A essa altura, seu filho já aprendeu a comer sozinho. 

Quinta-feira, Julho 14th, 2016

E você provavelmente já se acostumou com a bagunça nas refeições! O que se pode esperar: agora que já desenvolveu melhor a habilidade do uso das mãos e dos dedos, talvez ele insista em usá-los para comer sozinho em vez de aceitar ajuda. Deixe que o faça. Isso é ótimo para aprimorar a habilidade de comer sozinho.

Pode ser também que seu filho já esteja pronto para usar mais os talheres durante as refeições. Ele está progredindo no uso do copo e, mesmo que ainda não tenha dominado o uso da colher, provavelmente se diverte tentando fazê-lo. Se for esse o caso, talvez você precise ajudá-lo a encher a colher e a levá-la à boca. Lembre-se de incentivá-lo e de dizer que está se saindo bem.

Medidas que você pode tomar para ajudar

Nem todas as crianças são iguais, portanto não se preocupe se seu filho ainda não dominou essas habilidades. Há algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo:

  • Ofereça duas colheres. Segure uma, enquanto ele segura a outra. Mostre-lhe como usa a colher e observe a forma como ele imita o que você faz. Se tentar pegar sua colher, troque com ele e deixe que tente comer assim.
  • Tenha sempre à mão alimentos fáceis de controlar. Dê a seu filho alimentos com tamanho e textura que possam facilmente aderir à colher. Para facilitar o aprendizado, escolha comidas feitas especialmente para crianças pequenas que estão aprendendo a comer sozinhas.
  • Prepare-se com os talheres certos. Dê a seu filho talheres com cabos grandes e texturas suaves, fáceis de segurar. Certifique-se também de que os garfos tenham pontas arredondadas. Compre pratos com bordas curvadas, que facilitam o ato de pegar a comida. Os pratos com ventosas não escorregam e permanecem no lugar.
  • Evite usar colheres ou garfos descartáveis de plástico. Eles se quebram facilmente, e há sempre o perigo de engolir um pedaço, sem falar nas bordas afiadas, que podem arranhar seu filho.

A prática leva à perfeição

Quando seu filho está comendo, tenha paciência e deixe que pratique a habilidade de se alimentar em vez de tentar imediatamente ajudá-lo. Lembre-se de incentivá-lo quando se sair bem. Caso ele esteja fazendo manha durante as refeições, leia o artigo “Socorro o meu filho é um chato para comer!”.

A imitação é a melhor forma de educação
Seu filho quer ser exatamente como você. Ele está sempre observando e aprendendo com o que você faz. Estabeleça um bom exemplo durante as refeições com estas dicas:

  • Inclua a criança nas conversas à mesa.
  • Coma uma boa variedade de alimentos saudáveis na frente da criança.
  • Mostre boa educação dizendo “por favor” e “obrigada”. Seu filho logo começará a seguir seu exemplo.

É essencial o acompanhamento do pediatra para a realização de consultas periódicas, exames etc. Isso é muito importante para a saúde da criança, tornando a infância mais segura. Sempre que tiver dúvidas, não hesite em procurar seu médico.

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
Avaliações

0 comentário

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.